Sempre atualize seu CMS

O uso de plataformas de CMS (Content Management System, isto é, “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo”) vem facilitando a vida de empresários, programadores e outros profissionais, que passam a contar com ferramentas profissionais para lidar com a publicação de conteúdo.

Dois exemplos dessas ferramentas são o WordPress e o Joomla. Ambos são open source, que quer dizer “código aberto”. Ferramentas open source são desenvolvidas por várias pessoas —em geral usuários do software—, que doam sua experiência e conhecimento para aprimorar constantemente o código. Entre outras vantagens, esse desenvolvimento compartilhado acaba por fortalecer o código, por causa dos “muitos olhos” que o estão examinando (“given enough eyeballs, all bugs are shallow”).

No entanto, os problemas mais frequentes de segurança ocorrem porque muitas pessoas instalam essas plataformas e não realizam a devida manutenção, que envolve a atualização do sistema para a correção de falhas de segurança.

O estudo da segurança de cada plugin usado no CMS também é importante e quase sempre deixado de lado. É comum o usuário realizar buscas de plugins no WordPress e de módulos e componentes no Joomla, sem a preocupação de saber quem fez o código e se de fato é seguro. Mesmo com seu CMS atualizado, o uso de plugins e módulos desatualizados ou com erros de código torna seu ambiente inseguro.

Tome cuidado com seu ambiente, evitando dores de cabeça e problemas com seus dados online, mantenha seu CMS e componentes atualizados, e prefira códigos de fontes seguras.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.