Chefe versus Líder

Chefe

É conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Tende a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário.

É temido e não respeitado. Seus colaboradores geralmente são pessoas que não se sentem confortáveis para sanar dúvidas ou pedir conselhos.

O chefe vê seus colaboradores como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo.

Nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do colaborador. Faz questão de apontar os erros.

O chefe responsabiliza sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando o objetivo é alcançado.

chefe.lider

Líder

É conhecido por ser um motivador de sua equipe. Conduz as pessoas em uma determinada direção e vai junto.

É respeitado por seus colaboradores. Tem equipe e não subordinados. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.

O líder busca juntamente com sua equipe a melhor maneira para obter bons resultados, tendo em vista que o mesmo não pensa no poder como algo centralizado, mas sim como uma responsabilidade a ser dividida.

Desenvolve o que há de melhor em cada integrante de sua equipe, respeita  suas limitações, ajuda superá-las e valoriza as habilidades dos mesmos.

O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e exalta a mesma, quando o objetivo é alcançado.

Abaixo algumas diferenças:

CHEFE LÍDER
Ordena Solicita
Impõe seu ponto de vista Está aberto para sugestões
Controla as atividades Confia ao delegar funções
É paternalista (protege uns e persegue outros) Presta atenção em cada um dos seus subordinados (sabe explorar as habilidades)
É autoritário É democrático
Cria um clima negativo de segurança e ameaça Conquista positiva de credibilidade através da admiração e do respeito mútuos
Tem dificuldades para se expressar Comunica-se bem
Fonte: Elaborado com base no livro: Chefia e Liderança – Capacitação Gerencial.

 

 

 

 

 

 

 

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.