Colocation e sua finalidade no mundo corporativo

Para explicar Colocation é preciso  entender como surgiu o termo e sua utilização no mundo corporativo. O armazenamento de dados e o processamento das informações acontece no setor CPD, Centro de Processamento de Dados  e é comumente conhecido como Data Center. Os Data Centers são projetados para ser seguros e abrigar centenas de servidores que processam petabytes de informação com distribuição global. O consumo das informações pela empresa e usuários é determinado pelo segmento e distribuição deste conteúdo e a necessidade de mais processamento somado a demanda de utilização localizada deu origem ao Colocation ou Co-location, que resumidamente é  locação de servidores em determinada localização.
Com essa evolução o Colocation se tornou uma modalidade de armazenamento web destinado a atender à empresas, organizações, operadoras de telefonia, provedoras de serviços de telecomunicações, distribuidoras de conteúdo, startups e esse nicho fica maior a cada inovação que utiliza recursos existentes ou força o mercado a melhorar suas soluções. Sendo um serviço de Data Center independente o Colocation permite processamento de dados que somente poderiam ser atendidas em um Data Center exclusivo. A solução Colocation surgiu para agilizar o processamento destes dados sem a necessidade de desenvolver um Data Center próprio, trazendo economia de custo e tempo (CAPEX).
Colocation para Serviços web
A utilização de Colocation para pequenas e médias empresas de serviços web permite que os gestores de TI tenham capacidades de executar operações como se tivesse um Data Center completo só que com um custo absurdamente menor. Ao contratar o serviço você recebe um IP com grande capacidade de largura de banda e energia para rodar seus servidores com desempenho otimizado como se estivesse em seu prório hardware.
O serviço de hospedagem de sites utilizado para pequenos sites e blogs provavelmente não precise da alta disponibilidade de serviços que  um Colocation possui, mesmo assim é importante observar e conhecer este serviço como uma ótima solução para serviços de Web Hosting com objetivos de expandir seus negócios através da internet.
A grande vantagem do colocation é o baixo custo de tranferência de dados (bandwith) com alta velocidade e baixa redundância para os serviços de rede. O total acesso ao hardware permite que você mesmo instale os softwares no sistema operacional escolhido, sem precisar solicitar a terceiros que o faça.
Outro ponto positivo no Colocation é a atenção dada a segurança do serviço, que segue padrões internacionais  para ser enquadrado nesta modalidade.
O modelo de negócio do Colocation
Para o Instituto Gartner, um dos maiores e mais conceituados no segmento de Data Center no mundo, mover estes serviços para fora do ambiente da organização é uma decisão estratégica, permitindo focar  no segmento de atuação com mais proatividade e eficiência. Isso acontece com o prestador de serviço de Colocation, que utiliza sua experiência para reduzir gastos como energia, resfriamento e melhorar a eficiência da adminsitração dos recursos além da confiabilidade operacional se tornando mais competitivo.  O mesmo acontece com o contratante do serviço que pode trabalhar em seu core-business. Sem a solução Colocation alguns projetos nunca existiriam.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.