CMS – Content Management System

A sigla CMS está se tornando cada vez mais familiar para as empresas devido a sua facilidade de utilização e adaptação para cada tipo de negócio. O Content Management System ou Sistema Gerenciador de Conteúdo foi desenvolvido com a missão de permitir a não programadores, administradores, empreendedores e recentemente jornalistas a atualizar o conteúdo de seu site de forma dinâmica, com foco em relevâncias para os buscadores como Google , Yahoo, Bing entre outros e pela grande variedade de funções e plugins que surgem para atender especificamente esta demanda.

Como escolher um CMS?

Esta tarefa é um dos desafios mais empolgantes antes de escolher qual é o CMS ideal para você utilizar com seu negócio. Para exemplificar uma das diversas maneiras de tomar esta decisão vamos trabalhar com um segmento comum e no qual toda “web empresa” deve dedicar atenção, o Blog Corporativo. É através do Blog que as informações mais atuais ou digamos “quentes” chegam a internet orientando, indicando ou esclarecendo dúvidas inclusive como esta (CMS) permitindo ações mais objetivas evitando perder tempo e melhorando a decisão de escolha de algum produto ou serviço a ser contratado.

O blog corporativo pode ser desenvolvido com foco em: Informações, Estratégias, Treinamento, Dicas, Suporte, Curiosidades, então dependendo de como será utilizado lhe permite escolher qual o CMS disponível e qual você ou sua equipe terão mais facilidade de aprender e atualizar. Na sequência vou citar alguns, mas este número cresce cada vez mais, já que novos empreendedores digitais também não só utilizam CMS como desenvolvem seu próprio serviço com a finalidade de conquistar este multimilionário segmento dentro das soluções de internet.

Foco aqui nos CMS disponíveis dentro da plataforma Cpanel:
Joomla, Drupal, Fusion-PHP, WordPress, Concret5, Open Real State, Zikula, Websie Baker, MODX, CMS Made Simple, Mambo, Geeklog, entre dezenas de outros que você pode estudar mais diretamente no próprio site do desenvolvedor ou em seu serviço Cpanel.

A instalação e manutenção do serviço necessita de conhecimento técnicos específicos, então se você é um desenvolver prestando serviços para uma empresa neste segmento, terá a responsabilidade de configurar o banco de dados, instalar o tema, fornecer os acessos seguros para seu cliente, ou se você é um empreendedor procurando uma solução para sua equipe, após o desenvolvimento e instalação do CMS você terá total liberdade para gerenciar o conteúdo de forma proativa pra o seu negócio. Após ter determinado qual CMS sua organização vai utilizar, fica mais fácil de gerenciar os conteúdos que você irá publicar, lembrando de estabelecer um canal de comunicação entre suas informações e as empresas ou clientes que você esta buscando com esta estratégia web.

É sempre importante lembrar que a função ou missão como citei acima, de um CMS é tornar mais ágil o processo de atualização, permitindo que equipes o façam diretamente em suas respectivas áreas de trabalho no site. O CMS não deve requerer habilidades além dos conhecimento necessário para um usuário que sabe o básico de softwares de edição de textos como Wordpad, World ou OpenOffice, não deixando de mencionar o básico e eficiente bloco de notas. A tarefa de atualizar um CMS é simples mas não menos importante, porque um erro ao publicar o conteúdo com certeza irá denegrir a imagem do seu site ou blog, o que também afetará o SEO. O diferencial de um CMS para outro esta exatamente neste ponto, o de ser fácil, ágil e dinâmico para atualizar.

Comentário(s) (1)

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.