Guia para Usuários no WordPress

O WordPress permite a você criar usuários com diferentes funções e privilégios em seu site. Uma vez criado, um usuário poderá logar em seu site com um nome de usuário e senha.

As funções do WordPress incluem administrador, editor, autor, contribuidor e inscrito. Estas funções controlam o nível de gerenciamento do site concedido a um usuário – incluindo a capacidade de escrever, editar e publicar conteúdo em seu site. Usuários com funções de menor acesso terão menos opções no Painel do WordPress quando estiverem logados.

Lista de Funções e seus Privilégios

1. Administrador

Em uma instalação regular do WordPress, o Administrador é a função de maior poder no site. Usuários com a função de Administrador podem adicionar novos posts, editar qualquer post no site, e até mesmo deletar qualquer post.

Podem instalar, editar e deletar plugins e temas. Acima de tudo, um administrador pode adicionar novos usuários ao site, modificar informações sobre usuários existentes, assim como deletar qualquer usuário (outros administradores também).

Esta função é basicamente reservada para os donos do site e te dá controle total do WordPress. Se você estiver rodando um site com mais de um usuário, deve tomar muito cuidado com quem você concede os privilégios de administrador.

2. Editor

Usuários com a função de Editor no WordPress têm controle total sobre os conteúdos do site. Eles podem adicionar, editar, publicar e deletar posts, incluindo os que foram escritos por outros usuários. Um Editor pode moderar, editar e deletar comentários também.

Editores não têm acesso a configurações, instalação de plugins e temas, ou gerenciamento de usuários.

3. Autor

Como o próprio nome diz, usuários com a função de Autor podem escrever, editar, publicar e deletar seus próprios posts. Autores não podem criar categorias. Em vez disso, podem escolher uma categoria na lista ou adicionar tags ao post.

Autores podem ver comentários, mas não podem moderar, editar ou deletar qualquer comentário. Eles também não têm acesso a configurações, plugins ou temas, portanto é a função de menor risco no site com a exceção de que ele pode deletar seus próprios posts, quando forem publicados.

4. Contribuidor

Contribuidores podem adicionar e editar seus próprios posts, mas não podem publicá-los. E assim como Autores, eles não podem criar categorias, mas podem escolher uma categoria na lista ou adicionar tags ao post.

A maior desvantagem de um Contribuidor é que eles não podem fazer o upload de mídias para o site (significa que eles não podem adicionar imagens aos próprios posts).

Contribuidores podem ver comentários, mas não podem moderar, editar ou deletar. E também não têm acesso a configurações, plugins e temas, então não podem fazer quaisquer modificações em seu site.

5. Inscrito

Usuários com a função de Inscrito podem logar em seu site e atualizar seus perfis. Podem mudar suas senhas, se quiserem. Não podem adicionar posts, ver comentários, ou fazer qualquer outra coisa dentro do painel de administração.

Esta função é particularmente útil caso você queira que os usuários loguem no site para que possam ler um post ou deixar um comentário.

Criando Usuários no WordPress

Para adicionar um novo usuário em seu site WordPress, entre no seu painel de administração e clique no menu Usuários para expandí-lo. Então clique em Adicionar Novo.

Insira o nome de usuário, endereço de email, nome, sobrenome, website e senha para o usuário. – Se este usuário for totalmente novo, um email será enviado para que ele redefina a senha. E por último, selecione a função que o usuário terá em seu site.

Criando Sua Própria Função no WordPress

Você pode criar suas próprias funções de usuário no WordPress usando o plugin Capability Manager Enhanced. Depois de instalar e ativar o plugin, entre em Usuários >> Capabilities e insira o nome da função em Create New Role.

Custom User Role

Por exemplo, um blog pode precisar de alguém para moderar comentários. Neste caso, você pode querer adicionar uma função que pode apenas moderar comentários. Tudo o que você precisa fazer é criar uma nova função e selecionar esta opção em Other WordPress Capabilites.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender as funções de usuário e permissões do WordPress. Se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhar e deixar o seu comentário!

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.