10 Erros Que Tiram o Profissionalismo do Seu Site

Desenvolver o próprio site pode parecer uma boa ideia para novos empreendedores que não podem esbanjar dinheiro com empresas de Design. Você pode contratar um designer depois. Não precisa se preocupar com algo tão insignificante por agora.

Não é?

Na verdade, o design provou ser muito mais importante para o seu novo negócio do que você imagina. Quando você gerencia um negócio online, a opinião dos visitantes sobre ele depende dos pequenos detalhes no seu design.

Usuários são distraídos. Eles já têm uma grade de empresas maiores em quem podem confiar. Por que eles devem começar a confiar em você, assim, do nada? A menos que você prenda a sua atenção em segundos, eles vão embora.

São os pequenos detalhes que fazem a diferença. Mas estes detalhes devem ser cuidadosamente examinados e consertados, se você quiser construir um negócio no qual vale a pena confiar. Neste artigo, vou falar um pouco sobre os erros que designers amadores geralmente cometem. Mesmo que você tenha um limite de capacidade em programação, será capaz de reconhecer alguns erros que talvez estejam no seu site.

Nota: Os exemplos utilizados neste post são de startups que me pediram feedback sobre seus websites.

1. Uso Impróprio do Template

10-01

Eu não perdoo o uso de templates para um grande negócio, mas entendo a necessidade de se usar um para uma startup que ainda está no início. Entretanto, se você acabar usando um, é uma boa ideia contratar um designer para customizá-lo. Você pode até ficar com um excelente produto.

Um problema comum em sites construídos com templates pré-desenvolvidos é a fraca conexão entre a logo e o resto do site. Haverá cores usadas na logo que não serão repetidas no resto do site, ou fontes que não se encaixam bem com as usadas no site.

Se você estiver economizando em identidade visual e desenvolvimento de um site, pelo menos tenha certeza de que o uso de um templates não seja óbvio.

2. Uso do Bootstrap com Visual Padrão

Um erro diferente, mas também horrível, é usar o Bootstrap padrão para o design do seu site. Você não está enganando ninguém por usar Open Sans. É difícil distinguir entre sites que usam o mesmo design e isto está acabando com a sua marca.

Uma dica para você que usa Bootstrap na criação do seu site é o Font Awesome. Ele (assim como o Bootstrap) ficou muito popular devido à sua imensa biblioteca de basicamente qualquer ícone que você precisar com uma linguagem visual consistente. Usar esta ferramenta como uma adição a interfaces complexas é perfeitamente aceitável.

3. Problemas no Contraste dos Textos

10-03

Fontes são muito mais importantes do que os não-designers imaginam. Elas fazem uma diferença incrível, mesmo que sejam apenas “letras”.

Um problema comum em sites “feitos em casa” é que há muito pouco contraste entre as fontes dos títulos e do corpo do site. E simplesmente aumentar um pouco o tamanho muitas vezes não corta esse efeito. Tente usar uma largura maior na fonte dos títulos, e faça-a obviamente mais importante do que o resto do texto. Isso vai ajudar com a hierarquia e gentilmente guiar o usuário através do site.

4. Usar Fundos Escuros

10-04

A cor de fundo preenche a maior parte do site, então é bom escolher com cuidado.

Sites com fundo totalmente preto quase nunca ficam bonitos, a menos que sejam profissionalmente desenvolvidos. O branco é uma aposta segura, mas muitos designers usam o cinza claro. Esteja ciente de que quanto mais escuro for, pior é a legibilidade de textos pretos. É bom ficar abaixo dos 15% de preto para deixar o design leve.

5. Muitos Call To Action Iguais

10-05

Cada página do seu site deveria ter apenas um call to action. Os visitantes ficam confusos – se você não der uma única ação, eles levam muito mais tempo pensando do que agindo. Eles podem até sair do site por causa do grande esforço exigido!

Tente eliminar o máximo de call to action que puder. Facilite a ação sem muito pensamento. Quer se trate de um botão “Registre-se” ou uma área para selecionar um plano, faça com que seja óbvio.

6. Problemas no Alinhamento e Espaçamento

10-06

Espaçamento é difícil. Deixar o suficiente, mas não muito espaço entre os elementos é provavelmente uma das partes mais difíceis do design. Mas ela pode ser simplificada com algumas regras. Primeiro, tente agrupar os elementos. Segundo, deixe espaço suficiente entre estes grupos.

7. Escrita Não Profissional

Escrever bem é difícil, mas é necessário para ter um site na internet. Especialmente se você estiver tentando vender algo, você precisará ter certeza de que a sua escrita é fácil de entender, e tê-la revisada para eliminar quaisquer erros de ortografia. É uma boa ideia ter alguém para ler todo o texto do site antes que ele vá para o ar.

8. Problemas de Legibilidade

10-08

Nem toda a boa escrita do mundo salvará o seu negócio se ela não pode ser lida. Muitos pequenos detalhes podem ser prejudiciais à forma como o seu texto é lido. Consequentemente, pode afetar a forma como o seu negócio é visto.

Seja cuidadoso ao consertar problemas como linhas muito finas, fonte ilegível e pequena, ou pouco contraste entre o fundo e o texto. Mesmo que isso não possa causar dificuldades reais de leitura para a maioria das pessoas, apenas o fato de que estes problemas existem no seu site faz com que ele pareça menos profissional. Você consegue imaginar o Facebook com problemas de legibilidade?

9. Inconsistência

10-09

Sua marca deveria ser consistente. Em qualquer lugar que você a ver, seja nas redes sociais, em anúncios, ou offline, seus usuários deveriam ser capazes de reconhecê-la facilmente.

Mas vamos ver se o seu site é consistente consigo mesmo. As cores da sua logo são exatamente as mesmas usadas no seu site? Você está usando exatamente os mesmos tons em todos os lugares ou simplesmente “algo parecido”? Geralmente, deixar o seu CSS organizado consertará estes problemas.

10. Design Fora das Tendências

10-10

Goste ou não, nós demos adeus ao skeuomorphism por agora e todos os sites que continuarem usando os gradientes – e sombras – pesados serão vistos como ultrapassados. É bom explorar suas opções criativas em cima do flat design.

Então aqui estão: 10 erros comuns com os quais me deparei analisando alguns websites. Agora vá revisar o seu com as dicas acima!

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.