Vantagens e benefícios na utilização de CMS prontos

Hoje em dia criar um blog ou site, independente do tema, é uma vontade e necessidade de várias pessoas ou empresas. Entretanto, nem todos possuem conhecimentos avançados de programação ou de criação de sites e por isso recorre-se aos chamados CMS.

CMS é uma sigla em inglês que significa Content Management System, ou em português Sistema de Gestão de Conteúdo. Eles nada mais são do que plataformas virtuais onde é possível instalar um servidor para que posteriormente se crie uma página, os links, os menus, imagens, textos, dados, onde se escolhe a forma e o design da página, permitindo ao final a construção de um template elaborado de acordo com seu interesse e a página está pronta.

Há uma extensa variedade de CMS’s prontos difundido pela rede, cada qual mais voltado para finalidades específicas, como empresas, blogs, lojas, entre outros. Entre as plataformas mais conhecidas e usadas disponíveis no mercado podemos citar o WordPress, Magento, Joomla, e tantos outros.

Esse sistema é obviamente desenvolvido a partir de uma linguagem de programação, vinculado a um servidor e é responsável pela ligação entre o banco de dados e o site na Internet.

Através dessa plataforma é possível ao seu usuário manipular os dados, as formas, editar, criar, eliminar, incluir, enfim, moldar tudo o que se relaciona ao site. Além disso, os conteúdos da página podem ser atualizados também pelo próprio usuário, sem a necessidade de um especialista próximo a todo o momento.

Oras, quais seriam as vantagens e benefícios em se usar CMS prontos e não solicitar a criação de um CMS totalmente novo? Bem, há muitas vantagens em se utilizar uma plataforma pronta e vamos lista-las abaixo.

Vantagens da utilização da CMS prontos

Um CMS pronto, como já foi citado anteriormente, é uma plataforma que já foi criada alguma empresa. A hospedagem é realizada por uma empresa do ramo, o que garante a você mais segurança e eficiência. A empresa que cria o CMS se encarrega da hospedagem, criando uma conta para que você possa acessar a página. O suporte técnico nesse é muito maior e melhor.
Entre as vantagens de se utilizar uma plataforma pronta, podemos citar:

  • Custos menores

Um CMS pronto costuma possuir geralmente um preço muito mais em conta do que um CMS próprio. Um CMS próprio é criado por pessoas ou empresas especializadas em programação e desenvolvimento de sites, porém essa modalidade costuma ter um preço muito maior, elevando dessa maneira os custos.

Muitas vezes, no caso de um CMS próprio, paga-se a criação da página, a hospedagem, o domínio, o template, enfim, todos os custos dos componentes de um site são cobrados separadamente, o que contribui para a elevação do preço.

Entretanto, um CMS pronto possui um preço bem menor ou ainda é possível encontrar alguns CMS gratuitos, onde é necessária apenas moldar a página conforme desejado e pronto.

  • Tempo

Outra vantagem a respeito de um CMS pronto é que por conta dela já estar desenvolvido, é muito mais rápido adquiri-lo. Quando se adquire um CMS pronto, geralmente é necessário apenas criar uma conta no site e habilitar o serviço, o que pode ser feito no mesmo dia ou em poucas horas.

Se um usuário individual ou uma empresa tem urgência em efetuar publicações, essa é uma ótima opção.

  • Facilidade de uso

Um CMS pronto, como o WordPress e o Joomla, por exemplo, são plataformas bastante simples de serem usadas. Mesmo que o usuário não esteja familiarizado com a plataforma, a utilização da mesma é bem intuitiva e de fácil aprendizado.

  • Atualizações constantes

Esse tipo de sistema é muito utilizado por um grande contingente de pessoas e muitas vezes são Open Source, ou seja, possuem código aberto e permitem modificações e transformações.  As atualizações e alterações são uma constante e eles estão sempre se aprimorando, trazendo novos, diferentes e melhorados elementos.

 

 

 

 

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.