O que é Servidor Virtual (VPS)

Dentro das opções de servidores web, uma categoria é o VPS (Virtual Private Server). O VPS é uma máquina virtual com seu próprio sistema operacional no qual os dados ficam armazenados em uma máquina física dentro de um Data Center. É possível instalar qualquer software compatível com o OS no serviço permitindo trabalhar opções variadas de desenvolvimento. A vantagem de utilizar um VPS é o baixo custo e acesso em nível de super administrador do servidor.

O VPS é um serviço intermediário entre o serviço de hospedagem compartilhada, onde um site fica armazenado em um servidor físico com recursos compartilhados, sistema operacional, CPU e memória RAM. O serviço de hospedagem dedicada, no qual o site tem logicamente recursos separados para as  finalidades do site como o sistema operacional a memória e o hd fisicamente alocados. Então o VPS tem servidores virtuais compartilhados, mas com o sistema operacional (Linux ou Windows), CPU e RAM próprios.

Configuração

A configuração do servidor VPS tem especificações que variam de acordo com a prestadora de serviços, este set up pode ser feito pelo cliente ou pela empresa dependendo da opção de plano disponível. Quando a configuração é oferecida no plano, geralmente chamada de pré configuração do VPS, a empresa entrega o projeto em funcionamento. Se o serviço não for pré configurado você receberá o acesso ao HD para fazer esta configuração e para isso é importante ter conhecimento em Linux ou Windows.

Importante: A arquitetura de instalação do sistema operacional no VPS influencia diretamente no funcionamento das aplicações que nele forem desenvolvidas, por isso é preciso escolher qual grau de gerenciamento você precisa para sua solução.

Gerenciamento do VPS

Com o aperfeiçoamento dos serviços de hospedagem o VPS passou a ter alguns modelos de gerenciamento que encaixam em necessidades diferentes de cada projeto. Algumas empresas de hospedagem chamam de semi gerenciado, auto gerenciado, não gerenciado. A melhor opção neste caso é definida pelo nível de  conhecimento técnico do serviço. Um exemplo em Linux de semi gerenciado é escolher o serviço com o painel de controle Cpanel instalado, o de não gerenciado pode ser instalado o Virtuozzo.

Vantagens

A liberdade de trabalhar com o VPS é poder instalar o software que deseja, com liberdade para reiniciar a máquina para esvaziar o cache, liberando memória para otimizar o desempenho da máquina ou corrigir alguns erros de travamento. Outra utilização interessante para o VPS é para serviços de e-mail em volumes maiores que um serviço compartilhado de hospedagem não permite. Para ferramentas de backup o VPs pode ser usado com o Tomcat ou PostgreSQL.

A escolha certa

Um Servidor VPS é indicado para sites de médio a grande tráfego, como pequenas lojas virtuais, ou blogs com grande número de visitas. A limitação dos recursos disponíveis para seu site podem colocar seu projeto abaixo caso ele atinja os limites no serviço de hospedagem que você contratou, por isso, pesquise e estude e entenda bem como seu site vai  trabalhar para não perder visitas ou negócios em sue site. Alguma s empresas e hospedagem não deixam claro quais são as limitações, então. todo cuidado é pouco.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.