Servidor Dedicado: Aplicações

O Servidor dedicado, como o próprio nome determina, é desenvolvido com recursos personalizados e direcionado para o funcionar exclusivamente para certo tipos de site. Com um dedicated web server (inglês americano) uma parte física no Data Center é separada e disponibiliza recursos independentes,  permitindo mais visibilidade dos custos do que um Servidor VPS ou Compartilhado. Os Servidores dedicados podem ser operados remotamente possibilitando acesso e reparos mais rápidos.

Uma das grandes vantagens de utilizar um servidor dedicado é a segurança. Provedores de acesso por exemplo são bastante cautelosos com a segurança dos dados armazenados de seus clientes em suas redes. Este é o tipo de hospedagem específica para sites com grande tráfico de dados. O servidor dedicado também é recomendado para negócios digitais que exigem privacidade das informações ou por empresas de envio de e-mail marketing, que demandam servidores específicos para sua grande demanda de envio.

O conhecimento técnico é um fator determinante neste tipo de serviço, o que determinará o sistema de gerenciamento do web server. Um Servidor Linux com CentOS por exemplo exige conhecimento técnicos avançados, mas ao adquirir um Servidor dedicado você pode optar  por utilizar o Cpanel/WHM como gerenciador do serviço onde você encontrará as ferramentas necessárias para gerenciar seus sites .

Sistema operacional

Grandes sites tem grandes servidores tralhando por eles. Um Servidor Dedicado com Linux pode utilizar por exemplo o Sistema Operacional Ubuntu, reconhecido por bons desenvolvedores pela sua facilidade de uso e por ser um software livre. A instalação do Ubuntu requer Linux, CentOS, Apache, banco de dados MySQL e PHP. O acesso pode ser realizado remotamente pelo OpenSSH. Na instalação é importante observar as configurações do Firewall, requesito de segurança fundamental para proteção do seu servidor.

Email Marketing

Uma das finalidades de um servidor dedicado é a utilização para Email Marketing, Se sua empresa tem mais de 10.000 assinaturas de usuários para e-mail, este envio precisa ser verificado e a comunicação com seu cliente é fundamental para o engajamento da marca e do conteúdo do site.  Nota-se que o envio de email como ferramenta de trabalho cresce cada vez mais, principalmente pela profissionalização do email e empresas de gestão de envio precisam desenvolver estratégias que envolvem o bloqueio de Spam e a distribuição de grandes envios de emails através dos provedores de acesso a internet (ISP).

Privacidade
Para sites que necessitam de privacidade de conteúdo ou de usuários, os recursos CPU e picos de trafego na utilização de servidores dedicados é uma maneira de gerenciar as informações e dados com segurança, além de evitar quedas no serviço por utilizar este tipo de site compartilhado, alguns provedores de serviço de hospedagem não permitem este tipo de site em outro plano se não Dedicado.

 

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.