10 Tendências de Web Design para 2016

Você está pronto para 2016? Vou te mostrar algumas tendências de Web Design para este ano.

Este ano novo virá com uma grande quantidade de novas técnicas e tendências, mas o tema dominante será mais uma continuação do que começamos a ver no final de 2015. Mais vídeos, padrões verticais, interfaces inspiradas no Material Design e sites em slide vão ganhar popularidade.

E não é difícil para você desenvolver estes conceitos. Aqui, vamos começar este ano novo com 10 novas tendências de Web Design (e ótimos exemplos) que os designers vão ver em 2016. (Tente visitar os links e navegar pelos exemplos para realmente testá-los. Muitas dessas tendências estão tanto na interface do usuário quanto nos visuais.)

Padrões Verticais e Scrolling


A maior inclinação ao mobile será que os sites serão desenvolvidos na vertical.

Alguns anos atrás, nós debatíamos o fim do scroll no Web Design apenas para perceber que é uma ferramenta de interação importante. Telas pequenas levam os usuários a rolar mais a página, e designers a criarem interfaces que são muito mais verticais por natureza.

Mais Interfaces no Estilo Cards


Um nos maiores elementos do Material Design é a emergência das interfaces no estilo cards. Elas estão em tudo, de aplicativos, a websites e até documentos impressos. Cards são legais de se criar, mantêm a informação organizada em um container amigável e engajam os usuários.

Introduções em Vídeo



Melhor velocidade de internet e plugins de vídeo melhores estão deixando mais fácil a imersão em uma experiência estilo filme. Clipes de vídeo estão crescendo, desde pequenos trechos até vídeos completos. As imagens são nítidas, belas e em alta resolução, criando uma experiência online nova para os usuários, mas familiar em outros dispositivos, como televisores.

Pequenas Animações


Animações foram uma das maiores tendências de 2015. Desde grandes animações na introdução do site até as pequenas que a gente nem nota, elementos em movimento estão em todo lugar. E elas continuam ganhando popularidade, mesmo que percam um pouco de tamanho. Elementos de interface animados são uma forma legal de engajar os usuários, dando-os algo enquanto o conteúdo carrega e disponibilizando um elemento surpresa.

O fator mais importante quando se trata de animações é ter certeza de que elas servem a um propósito: Para quê você está criando este efeito e o que exatamente você quer que ele faça?

Foco nas Interações


Como visto em aplicativos e interfaces mobile, interações criam uma ligação entre o usuário e o dispositivo. Boas interações às vezes são pequenas e dão valor ao usuário. Desde o mais simples dos alertas a mensagens que se transformam em jogos, essas pequenas interações são a forma como as pessoas interagem com os dispositivos.

Tipografia Ainda Mais Bonita


Interfaces organizadas pavimentaram o caminho para a emergência da bela tipografia. (Com a adição de ferramentas como Google Fonts e Adobe Typekit como opções padrão para criar uma biblioteca expansiva de escrita online.)

Tipografia grande e em negrito vai continuar a dominar, pois funcionam muito bem com outros elementos em tendência. Este conceito simples de escrita nos dá mais espaço para outros elementos, dando-nos a capacidade de nos comunicar com um display 100% legível. O truque básico é tentar parear uma fonte legível com outra bela opção.

Ilustrações e Sketches


Ilustrações e sketches dão uma cara legal para o design do site. Podem funcionar em sites de todos os tipos e não são apenas para crianças mais. O estilo ilustração tem ganhado muita popularidade quando se trata de pequenos trabalhos de design também, como ícones e outros elementos de interface. O legal desta tendência é que ilustrações fazem o site parecer mais pessoal. Porque uma ilustração parece ter sido feita à mão e parece mais pessoal aos usuários. Pode ajudar bastante ao criar uma conexão com eles.

Cores Mais Vivas (Com Uma Vibe Anos 80)



Cores vivas começaram a emergir com o flat design e continua a ganhar popularidade também. A documentação do Material Design, do Google, aprofunda este assunto. Dê uma olhada no Dribbble, onde cor está em tudo. Estes são indicadores chave de que cor vai continuar em grande escala neste ano. Uma pequena mudança será nos tipos de cores usadas. Enquanto em 2015 foram usados tons monótonos, a usabilidade vai mudar para tons mais vivos e palhetas que lembram uma vibe anos 80.

Slides



Primeiro, apareceram os slides, para que os sites pudessem mover imagens dentro de um quadro para destacar partes de um conteúdo. A parte seguinte desta evolução traz sites com slides full-screen. Cada slide atualiza a tela inteira com um conteúdo novo; pode funcionar com um clique, scroll ou tempo. Usuários podem navegar para frente e para trás numa experiência quase física. Espere ver muitos – e eu quero dizer muitos – slides usando este conceito nos próximos meses.

Iconografia


Ícones, ícones e mais ícones! A iconografia é grande! Mais e mais designers estão lançando pacotes de ícones que são fáceis de usar. Outra coisa que os designers estão experimentando bastante é o uso de ícones em tamanho grande, graças ao formato SVG.

Conclusão

Olhando os exemplos acima, fica fácil ver que não é só em uma tendência que os designers vão focar neste ano. É uma combinação de tendências múltiplas dos anos passados. Olhe mais de perto e você verá que muitos desses sites usam múltiplos elementos em tendência para criar websites interativos.

Quais tendências você mais espera em 2016? Tem alguma que eu perdi nesta lista? Deixe o seu comentário abaixo!

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.