Entendendo o Magento

O Magento é uma plataforma para gestão de negócios online ou e-commerce. Os desenvolvedores de lojas virtuais com grandes volumes de vendas e tráfego preferem utilizar esta ferramenta pela estabilidade, evolução do sistema e por ser um open-source ou Software Livre, o qual é distribuído por licença e pode ser redistribuído, para qualquer finalidade.

Desenvolvido em PHP com banco e dados MySQL ou MariaDb o Magento é atualmente um dos mais usados sistemas para lojas virtuais no mundo. Lançado originalmente em Março de 2008, pela Varien com o nome Bento, e depois teve uma parte comprada pelo eBay que desmembrou a empresa e investiu em sua expansão no mercado global. Segundo a aHeadWorks, empresa de pesquisa a participação de mercado do Magento em 2015 é de 29,8% entre os 30 maiores software para e-commerce do mundo.

O Magento também se encaixa na categoria CMS (Content Management System) possibilitando para não programadores, empresários, comerciantes e estagiãrios atualizar o site de forma dinâmica. Algumas lojas gerenciam 10.000 ou 100.000 produtos dentro do Magento. Quanto mais você aprende mais são as variáveis de atualização como a possibilidade de utilizar CSV para importar e exportar grandes quantidades de dados ou produtos das lojas.

O mundo Mobile

As lojas virtuais foram as primeiras empresas a sentir a mudança que a geração móvel (Celulares e Tablets) trouxe para o e-commerce. Fundamentado por uma comunidade (Magento Community Edition) com desenvolvedores e colaborares ao redor do mundo a plataforma Magento trouxe para suas páginas a responsividade necessária para vender através dos dispositivos móveis, colocando-se em sintonia com rápida mudança tecnológica que acontece hoje no mundo. Com esta mudança mobile os Templates utilizados tiveram que ser redesenhados, abrindo novas oportunidades para os Designers e Desenvolvedores explorar este mais novo meio de fazer compras ou para quem está do lado dos negócios, de conseguir mais vendas.

A Arquitetura

O Magento foi desenvolvido em arquitetura modular, permitindo que novos plugins ou extensões fossem integrados ao sistema conforme a necessidade do mercado, personalizando as lojas, melhorando as formas de comercializar os produtos e serviços. Os módulos são independentes e isso quer dizer que a área de produtos pode ser alterada, sem afetar o financeiros, ou as formas de pagamento. Isso também facilitou uma das melhores ferramentas do Magento, os Relatórios e as análises estatísticas. Também permitiu fazer páginas com SEO otimizado, contribuindo para que as lojas consigam boas posições nos mecanismos de buscas.

As funcionalidades e o crescimento e uma loja virtual desenvolvida em Magento tem inúmeras vantagens mas é importante observar que para atingir estes resultados a Hospedagem e serviços web devem estar preparados para não tropeçar no meio da jornada. Black Friday e outros dias de promoções são dias em que o serviço contratado de hospedagem deve garantir o funcionamento da loja. Servidores VPs ou Dedicados são recomendados para hospedagem Magento, fique atento ao contratar estes serviços e bons negócios.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.