Joomla

O Joomla é um software livre ou open source da categoria CMS (Content Management System) sistema gestor de conteúdo, desenvolvido para publicação de conteúdo online, facilitando a vida das pessoas que não tinham conhecimento e linguagem de programação e precisavam de um serviço para manter os dados técnicos atualizados o mais rápido possível nos sites das empresas. No início para desenvolvedores desta plataforma o nome era Mambo, mas após alguns fatos legais referente a utilização do Nome a equipe escolheu Joomla pra suceder e continuar o projeto Open source da plataforma, esta alteração ocorreu em setembro de 2005. O Joomla chegou a ser o CMS mais utilizado entre 2002 e 2006 com a chegada de outros players ao mercado como o WordPress e com desenvolvimento de ferramentas expecíficas para ecommerce como o Magento ou o Prestashop na mesma relação LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) o Joomla perdeu sua posição mas não perdeu seus fans e continua no páreo. .

Arquitetura do Joomla permite desenvolver websites para praticamente todas as finalidades utilizando a instalação de templates ou temas como chamamos no Brasil para facilitar o desenvolvimento. Após instalado um tema precisa ser configurado e para isto você pode acessar o serviço via FTP ou rodar o servidor em sua própria maquina. O Joomla é dividido em módulos que permite ao desenvolvedor organizar a posição das ferramentas da forma que lhe parecer mais eficiente e para atender as necessidades do cliente.

No painel administrativo do Joomla você encontrará um MENU Principal de onde você precisará definir em sua metodologia de trabalho como construir seu CMS. Um exemplo é a publicação de artigos que podem ser realizada de 2 formas, via Menu Artigos e/oue via Menu Principal. Depois esta etapa você precisa definir duas informações básicas. Até que ponto é seu conhecimento técnico e de onde os usuários devem partir para atualizar o site. Muitas vezes ao desenvolver em um CMS o mais difícil para o sucesso do projeto é enxergar qual a posição técnica do cliente. Muitas vezes o próprio cliente não consegue identificar qual é e o que ele precisa, por isso determine uma linha onde até que ponto você como desenvolvedor pode trabalhar e qual o ponto de partida como usuário você pretende começar. Assim muitas funcionalidades administrativas serão resolvidas antes que se tornem um problema para as duas partes.

Instalado o serviç oe definido os usuário o Joomla se torna evolutivo. Na medida que desenvolvedores e clientes se entendem uma gama de novos recursos pode ser aplicados a utizlação do CMS fomentando o crescimento do site de forma simples ou com potencial para se tornar um portal de conteúdo. Lembre-se de definir qual a finalidade de seu site, qual o publico que você deseja alcançar na web e qual frequência de atualziações.

Conteúdos originais e escritos por profissionais experientes sempre darão mais retono do que cópias. O site em Joomla também pode ser utilizado para conteúdo jornalistico, evengélico, comunidades, empresas do setor público e onde sua imgninação permitir. Lembre-se de acessar a comunidade Joomla sempre que precisar e faça backups ou verifique com seu serviço de hospedagem para fazer para que seu trabalho nunca seja perdido.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.