As mudanças nos serviços Data Center

A demanda por serviços de Tecnologia da Informação é crescente e isto gera mudanças constantes na forma como as pessoas e empresas utilizam os serviços nesta área conduzindo a diferentes maneiras de desenvolver, gerenciar e aplicar os recursos de tecnologia em diferentes áreas como a medicina, a indústria farmacêutica, alimentícia, agronegócios e novos segmentos que são criados para trazer melhores soluções para os problemas do dia a dia.

Entre estas mudanças geradas pela demanda dos serviços de TI cada vez mais eficientes e melhores fica o Data Center, como um ponto chave na curva de crescimento dos novos negócios. A utilização de serviços disponíveis em Data Center vai manter os negócios em constante desenvolvimento para não ser destruído pela concorrência ou por inovações que surgem em uma velocidade cada vez maior, fazendo com que as empresas precisem mudar e evoluir constantemente.

Recentemente vimos empresas que em muitas vezes têm que tomar difíceis decisões quando percebem que devem incluir serviços de alta tecnologia em suas operações. Isto impacta diretamente nos custos operacionais, mas abre um grande leque de novas oportunidades de negócios gerenciados pela empresa certa e da maneira correta por profissionais qualificados. A grande questão está em como identificar esta oportunidade e quais os reais custos de gerenciar e manter o servidores, engenheiros, analistas de TI e toda infraestrutura conduzindo a organização no caminho do crescimento.

Para empresas cujo segmento fim não é Tecnologia da informação, fica a decisão centralizada no CIO, que precisará contar com sua experiência e conhecimento para tomar as melhores decisões. Nos casos em que a Tecnologia da Informação é o foco da organização esta responsabilidade pode ser definida em conjunto com o CEO. De qualquer forma é uma decisão que movimentará investimentos e mudanças que podem impactar no resultado dos negócios.

Com isso fica claro que é uma decisão estratégica. Vejamos um caso que está há pouco tempo em discussão em fóruns ou sites que estudam informações sobre os serviços de empresas de Tecnologia. Os grandes investidores também server de conhecimentos para que outras empresas tornem suas experiências em cases de sucesso. O iCloud da Apple, o serviço de armazenamento na nuvem começou suas operações em Data Centers internos. Com o crescimento parte dos serviços foram migrados para a nuvem da Amazon e as ultimas informações que acompanhei apontam para uma migração parcial para os serviços em Nuvem do Google. Isto mostra o quanto esta decisão estratégica influencia nos resultados das operações da Apple.

Com este case que ainda vai apresentar novas informações para análises voltamos para o foco nas empresas de “centros de dados” ou Data Centers. Com está demanda de serviços em constante crescimento e com concorrentes de grande potencial neste mercado, a sabedoria de como trabalhar neste mercado divide as maneiras de fornecer estes serviços. Antes a demanda era gerada por apenas empresas de TI e agora além das novas empresas, das Startups, da Internet das Coisas os serviços aumentam e a forma como estes serviços são entregues muda constantemente. Quando for desenvolver uma estratégia que vai precisar de fornecedores de soluções em Tecnologia da Informação busque entender onde sua empresa está posicionada. Isso vai garantir qual tipo de empresa e serviço contratar para impulsionar seus negócios.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.