Porque utilizar um ERP em seu ecommerce

É perfeitamente possível conduzir um negócio com as ferramentas que conhecemos na administração como uma boa planilha de Excel ou algum software livre para esta finalidade, mas o mínimo necessário necessário para verificar os números de sua loja virtual você precisa ter. As coisas começam a mudar quando chega o momento de obter mais informações dados para conduzir seu negócio com maturidade ao crescimento. Como na vida um negócio também precisa prosperar e no ciclo de vida do empreendedorismo é importante deixar de querer fazer tudo nas mesmas ferramentas e passar a deixar a tecnologia da informação trabalhar a seu favor.

Uma loja virtual é gerenciada de forma básica no início e como um negócio digital é possível verificar os resultados assim que a loja fica online e estes números ficam cada vez mais complexos quando a competitividade aumenta e a exigência de resultados é cada vez maior seja qual for seu tipo de comércio digital. Se sua loja esta trabalhando em uma plataforma mais robusta, muitas ferramentas de CRM estão integradas sendo possível verificar os números a todo momento. Então você decide que este é o momento de  dar um upgrade para um ERP que forneça mais informações.

A primeira analise que precisa ser realizada é quais relatórios analíticos sua loja apresenta com seu atual CMS e como estas ferramentas orientam as tomadas de decisão da loja. Quais campos e funcionalidades estão habilitados para que você, ou os administradores da loja utilizam para verificar as vendas, o estoque, os pedidos em aberto/entregues/devolvidos, a previsão de vendas entre outros que devem ser desenvolvidos para gerar as informações. Antes de partir para um ERP faça uma análise dos diferentes relatórios apresentados, o mix certo de dados proverá dados analíticos mais apurados. A implementação de um ERP que integra perfeitamente com seu CMS é algo a ser alcançado com o mínimo de erros, porque sempre haverá correções e desenvolver essa integração com sucesso demanda conhecimento.

É muito comum no mundo dos negócios que uma empresa se molde com o software e o software com a gestão da empresa criando uma integração que levará o ecommerce para os mais altos resultados em seu segmento. Também é real que muitas vezes após a escolha a empresa não mude de serviço por muitos anos ou pela vida toda do negócio, por isso pesquise, desde os ERPs gratuitos aos mais avançados e encontre a parceria mais correta possível para não perder tempo, afinal tempo é dinheiro. Muitos aplicativos estão fazendo o trabalho de alguns ERPs bons, mas diversifique algumas estratégias e consolide a parceria com o ERP que harmonizará suas ideias e a prosperidade da sua loja. Mas não demore, o mercado não vai parar para esperar sua decisão.

ERP encontrado com sucesso
Definido qual ERP você irá utilizar em sua loja lembre-se de preparar os profissionais que estarão diretamente ligados ao sistema. Procure entender como funciona se você for um especialista, se não, tenha especialistas contigo nessa jornada, o mercado aceita amadores, mas os resultados com certeza são melhores nas lojas que tiverem serviços eficientes tanto para atender o cliente, como administrativos envolvendo o Fluxos de Caixa, o CRM, contas a pagar e a receber, gestão do estoque e compras.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.