Vantagens e desvantagens do CPANEL/WHM

Você já ouviu falar em CPANEL/WHM? Essa é uma ferramenta de gestão de domínios virtuais. WHM significa Web Host Manager e podemos definir o CPANEL como um filho deste. São muitas informações que devemos levar em conta quando falamos disso, por isso, é essencial que você conheça as vantagens e desvantagens do CPANEL/WHM.

O CPANEL é uma ferramenta que gerencia os domínios que estão nos servidores controlados pelo WHM. Atualmente o CPANEL está na versão 11 e traz muitos recursos e também muitas melhorias. Ele é utilizado para criar contas de e-mail, configurar AntiSpam e instalar aplicativos, além de muito mais.

O WHM é o painel utilizado pelos revendedores de criação de contas, planos de hospedagem e gerenciamento de zonas de DNS, além de habilitar e desabilitar recursos do CPANEL para os seus clientes.

Se você ainda está com dúvidas em relação ao CPAEL/WHM veja as informações que separamos para você. A seguir você vai acompanhar as vantagens e desvantagens do Cpanel/WHM, que farão a diferença na hora de escolher ou não essa ferramenta.

Veja algumas vantagens e desvantagens do Cpanel/WHM

Quando falamos de CPANEL muitas dúvidas surgem, afinal as ferramentas da web podem ser muito complexas. E pensando em ajudar você separamos algumas vantagens e desvantagens do Cpanel/WHM que te deixarão mais informado e vão te ajudar na hora de aderir ou não essa ferramenta.

Antes disso é importante que você veja algumas informações importantes sobre ela. Foi a Cpanel.inc que criou o software WHM e o CPANEL, que funcionam em um só. Então, o cliente baixa o WHM instala no Linux para então o manusear, ele é como se fosse e o Windows do seu computador.

O WHM é o programa que gerencia todo o servidor e faz ainda tarefas automáticas. Acompanhe agora as vantagens e desvantagens do Cpanel/WHM no decorrer desse artigo:

Vantagens:

  • Quantidade de usuários que o utilizam em todo o mundo;
  • Facilidade de encontrar soluções a muitos problemas da rede;
  • Dá dicas e conselhos de outros usuários;
  • Grande número de blogs e fóruns devotados a esse software, o que deixa seus clientes ainda mais atualizados sobre as configurações;
  • É muito fácil de usar, suas configurações são práticas e em pouco tempo você já domina o software;
  • Tem curva de aprendizado bastante curta, o que facilita as funções que você procura;
  • Oferece uma boa vantagem no quesito de portabilidade, já que na teoria você pode migrar de uma empresa para outra com muita facilidade;
  • Tornou-se a opção diferencial da maioria dos serviços de hospedagens do mundo;
  • Pode ser instalado em ambientes operacionais baseados em Unix, como o CentOS, Linux como já foi citado e Red Hat;
  • São mais de duas décadas de experiência, afinal ele foi desenvolvido em meados da década de 90.
  • É muito fácil hospedar um site usando esse software;
  • É muito sensível e se adapta a qualquer tamanho de tela, além de poder ser usado de uma forma eficiente em dispositivos móveis como celular e tablets também;
  • Ele está disponível em vários idiomas;
  • Você pode facilmente criar um backup do seu site em poucos passos. Isso vai ajudar a restaurar o backup se o seu site estiver encontrando algum erro;
  • Você pode gerenciar seus bancos de dados do site, o que ajuda a gerenciar diretamente os bancos de dados;
  • Tem software webmail, o que ajuda no envio e recebimento de e-mails através de clientes de webmail on-line integrado.

Desvantagens:

Antes de listar as desvantagens, é importante que você saiba que esse software não possui nenhuma desvantagem significativa, no entanto algumas delas são notáveis. Então acompanhe agora mesmo:

  • O CPANEL/WHM é um software comercial e você precisa pagar por ele para instalá-lo em seu hotel;
  • Ele é destinado apenas para pequenas e médias websites, então para a criação de um grande site o uso do CPANEL não é recomendado.

Como você pode ver a muito mais vantagens do que desvantagens de se adquirir o CPANEL/WHM, no entanto, leve isso em consideração quando for escolher um software para a sua empresa de hospedagem ou qualquer outra. A forma fácil de mexer o torna muito acessível às pessoas e você também pode aproveitar isso.

Esperamos que com essas vantagens e desvantagens do CPANEL/WHM você tenha formado uma opinião concreta sobre instalar ou não esse software. Então não perca mais tempo e facilite a sua vida com ele.

Comentário(s) (1)

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.