Dedicado ou compartilhado, qual a melhor opção para você?

A internet se tornou o meio de comunicação mais usado do mundo, são milhões de pessoas conectadas a todo o momento. Com toda essa tecnologia usada, é possível colocar a sua empresa na web em questão de dias, mas antes é preciso decidir alguns detalhes como o servidor dedicado ou compartilhado.

Se você é novo no mercado digital é preciso que você saiba que manter a sua empresa na internet é essencial porque é lá que estão milhões de possíveis clientes. Você pode criar um site, um blog, usar as redes sociais e também outras opções, afinal a internet abre inúmeras oportunidades.

Cada uma das opções que você escolher dependerá de um espaço em disco para o armazenamento de arquivos. Por isso é importante ficar atento em relação aos servidores que hospedam essas aplicações.

Decidir pelo dedicado ou compartilhado influenciará muito no desempenho de seu site, por isso você precisa saber muitas informações sobre cada uma dessas duas opções. E para ajudar você, separamos características essenciais delas, é só continuar lendo esse post e conferir.

Veja informações essenciais do servidor dedicado ou compartilhado

Na hora de decidir a forma de hospedagem de seu site muitas dúvidas surgem, inclusive sobre o servidor dedicado ou compartilhado. Então confira agora algumas informações importantes sobre eles para você decidir qual o melhor para o seu site.

Servidor dedicado:

O servidor dedicado é indicado para as empresas que precisam de configurações diferenciadas de hardware. Alguns tipos de sites exigem processamentos dos servidores, especialmente quando falamos em termos de acessos simultâneos.

Dessa forma, quanto mais pessoas estiverem conectadas ao seu site simultaneamente, mais recursos de hardware serão necessários para manter o site funcionado sem nenhum problema, então é preciso ter um bom computador para segurar um site como esse.

Em contrapartida para manter um servidor próprio é preciso um investimento maior da empresa na equipe de tecnologia da informação e muitas vezes esse serviço se torna inviável. Nesse caso, a melhor opção é contratar um servidor dedicado e alocado em um centro de processamento de dados bem estruturado.

Com uma máquina própria o seu site vai ter 100% dos recursos do servidor e para os serviços que precisam de muita estabilidade essa solução é a ideal. Além disso, hospedar um site em um servidor desse tipo significa estar menos vulnerável à indisponibilidade do hardware e, também às brechas de segurança.

Então para você contratar um servidor dedicado você poderá escolher se a administração do hardware será feita pela empresa que oferece o serviço ou pela sua própria equipe. Isso acontece porque alguns sites exigem um alto nível de customização dos serviços, além é claro, dos requisitos de segurança.

Portando escolha o servidor dedicado se o seu site exigir um alto número de acessos simultâneos e altos índices de disponibilidade e de segurança.

Servidor compartilhado:

O servidor compartilhado é indicado para empresas de pequeno porte ou para pessoas físicas, se você precisa colocar um portfólio na internet, ou conter um espaço nela para mostrar os serviços de sua empresa para clientes ou até mesmo manter seu blog esse serviço fará tudo com muita eficiência.

O custo benefício dele é sem dúvidas um dos melhores e mais populares do mercado, sendo usado por milhares de pessoas.

Esse servidor tem um custo muito reduzido, se caracterizando por diluir os custos de hardware entre diversos clientes, o que significa que em um mesmo servidor pode haver dezenas e até mesmo centenas de sites ao mesmo tempo.

Então se você procura um servidor com custo menor o compartilhado será a sua melhor opção, mas se você quer um servidor com alto desempenho esse servidor está em desvantagem ao dedicado. Isso acontece porque dentro do servidor possui uma cota mínima de memória, espaço em disco e também armazenamento.

Ao usar esse tipo de servidor, por mais que ele esteja bom e funcionando corretamente, ele nunca vai ultrapassar altos rendimentos, afinal é preciso garantir recursos aos outros sites quando eles forem requisitados.

Essas são as características dos servidores dedicado ou compartilhado, então você precisa fazer uma análise em seu site ou blog e ver qual a necessidade dele. Se o número de acessos é muito alto então a melhor indicação é o dedicado, mas se você quiser manter um pequeno site ou blog o compartilhado é o melhor.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.