Vantagens e desvantagens do Ngnix

Um dos melhores servidores da Web atualmente é o Ngnix, ele é muito rápido e faz tudo o que o Apache faz, só que com mais eficiência. Ele é um proxy reverso e balanceador de carga que consome menos memória que o normal, no entanto, é fundamental você saber mais sobre as vantagens e desvantagens do Ngnix.

O Ngnix é muito rápido e ocupa pouca memória porque é baseado no conceito de “event-based web server”, o que o deixa mais leve. O Ngnix foi criado por Igor Sysoev e conta com inúmeras possibilidades de configuração para o melhor desempenho.

Ele é muito comparado com o Apache, mas eles não são concorrentes, até porque podem trabalhar juntos. O Ngnix é como um servidor proxy de e-mail e é usado desde 2005 por milhares de pessoas. Segundo algumas pesquisas esse servidor é o segundo mais usado entre sites ativos da internet.

Focado neste assunto, separamos algumas vantagens e desvantagens do Ngnix para ajudar você a formar uma opinião e a decidir se adere a esse servidor proxy. Então continue lendo esse artigo e confira muito mais.

Veja 10 vantagens e desvantagens do Ngnix

Como você pode ver o Ngnix é muito usado no mundo, mas como um servidor da web ele tem suas vantagens e também desvantagens. E são elas que vamos apresentar para você agora. Então, confira 10 vantagens e desvantagens do Ngnix:

Vantagem:

  • Manipulação de arquivos estáticos, auto indexação de arquivos, indexação de arquivos, cache de descritor de arquivo aberto;
  • Arquitetura modular, filtros incluem gzipping, intervalor de bytes, respostas fragmentadas, SSI, XSLT e a capacidade de transformar uma imagem de filtro;
  • Inclusões múltiplas SSI dentro de uma página única podem ser ainda processadas em paralelo se elas forem manuseadas pelos servidores proxy ou FastCGI;
  • Configuração flexível e arquitetura sofisticada;
  • Referenciador de validação de HTTP, controle de acesso baseado em IP de clientes e autenticação HTTP básica, execução de diferentes funções, reconfiguração e atualização de um executável sem interrupção do serviço ao cliente;
  • Conexões keep-alive e um suporte pipeline;
  • Acesso aos formatos de log, buffer de escrita de log e de uma rotação rápida de registro;
  • Módulo de reescrita, mudança URI usando ainda expressões regulares;

Desvantagens:

  • Uma desvantagem da arquitetura sofisticada do Ngnix é que o desenvolvedor de módulos não é tão simples como parece, o que torna difícil mexer e desenvolver os módulos desse servidor;
  • O desenvolvedor de módulo do Ngnix não tomou cuidado em criar códigos eficientes e precisos, sem qualquer fuga de recursos e interação adequada com o kernel de eventos complexos para evitar o bloqueio de operações.

Essas são apenas 2 desvantagens que encontramos sobre esse servidor e além das 8 vantagens que citamos acima existem muitas outras. Então você pode concluir que o Ngnix fornece todos os recursos essenciais que um servidor da Web precisa, sem sacrificar as qualidades de peso leve e de alto desempenho.

Isso e muito mais tornam o Ngnix muito bem sucedido e ele também pode servir como um proxy que encaminha solicitações HTTP para alguns servidores da Web upstream (como um backend Apache) e também FastCGI, como foi citado acima.

Então há quem diga que comparado ao Apache o Ngnix funciona 50 vezes melhor e com um conteúdo menor, porém mais completo do que as muitas funções que o Apache oferece, mas mesmo assim, muitas pessoas usam esses dois servidores juntos, o que traz muitas possibilidades.

Analisando as vantagens e desvantagens do Ngnix você pode concluir que esse servidor veio para revolucionar 20 anos de uso do Apache. Então veja agora 5 motivos para aderir ao servidor Ngnix agora mesmo:

5 motivos para usar o Ngnix

São muitos os motivos para escolher o Ngnix, mas escolhemos 5 para facilitar a sua decisão na hora de escolher. Então os acompanhe agora mesmo:

  1. É um servidor leve;
  2. Ele é uma multi plataforma fácil de instalar;
  3. Pode ser usado com o Apache;
  4. Você pode usá-lo como um cache com um pouco de configuração, permitindo melhorar a eficiência da sua programação de aplicações;
  5. É compatível com muitos CMS do mercado e há vários tutoriais e documentação para instalá-lo.

Esperamos que depois de ter visto quais são as vantagens e desvantagens do Ngnix e os principais motivos de utiliza-lo, você tenha se decidido em aderir a esse incrível servidor da web.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.