Sequestro de dados, o que é isso?

A internet e o mundo digital possuem inúmeras vantagens para boa parte das pessoas. Porém, como nada é perfeito, existe o lado ruim da internet e das pessoas que buscam esta ferramenta para o mal. Exemplo disso é o famoso sequestro de dados.

Segundo pesquisas nacionais, os casos de sequestro de dados aumentaram de forma extremamente drástica nos últimos meses. Como o próprio nome já diz, o sequestro de dados tem como principal função hackear todos os dados do computador ou até mesmo do telefone de uma pessoa.

Na maioria dos casos de sequestro de dados, o sequestrador trava todas as informações e rouba senhas e dados importantes de pessoas e de grandes empresas. Em troca, ele pede um dinheiro para que possa devolver todos os dados que estavam antes do vírus.

O sequestro de dados é cada vez mais comum e pode atingir qualquer pessoa, esteja ela em qualquer lugar do mundo. Por isso, é preciso aprender a se prevenir e jamais deixar de lado a importância de uma rede bem protegida. Leia e saiba mais sobre o assunto:

Saiba mais como se prevenir do sequestro de dados:

Se você tem curiosidade para saber tudo sobre o sequestro de dados e quer garantir mais segurança para o seu dia a dia, leia as nossas dicas a seguir e fique por dentro do assunto. Não corra o risco de perder suas informações pessoais. Leia e fique por dentro:

Casos aumentam no Brasil a cada ano

A cada ano que se passa, o sequestro de dados no Brasil apenas aumenta. A rede de bandidos online é cada vez maior, sendo que é preciso atenção e muito cuidado para não cair nesta armadilha tão disseminada. Os casos mais comuns são de empresas, lojas e até mesmo prefeituras.

  • Sequestro de dados de lojas e empresas

Em grandes empresas, o sequestro de dados é feito a partir de todo o computador e de todos os dados. Com isso, as empresas chegam a perder todas as suas informações exigidas para o normal funcionamento.

Um exemplo disso é uma farmácia que foi invadida no interior de São Paulo. Todos os dados dos remédios foram tomados pelos bandidos, desta forma, a loja ficou parada por alguns dias.

Quando a empresa não se se dispõe a pagar o preço exigido pelos bandidos, ela fica sem o seu banco de dados, informações de produtos, de clientes e também de fornecedores.

  • Sequestro de dados de prefeituras

Em prefeituras de todo o Brasil o caso de sequestro de dados está acontecendo cada vez mais. Isso por que os bandidos invadem a rede desprotegida e passam a tomar conta de todos os arquivos. Nestes casos, as prefeituras chegaram a pedir a ajuda da população para ter os seus dados novamente.

  • Sequestro de dados de computadores pessoais

Em casos de computadores pessoais, o sequestro de dados pode se dar a partir de viris de todos os tipos, sendo que documentos e até mesmo fotos pessoais podem ser roubados.

Sequestro de dados, quem está por trás das ações?

O sequestro de dados é feito por uma grande rede de bandidos de todo o mundo que estão em busca de dinheiro. A cada computador invadido, é possível que os bandidos peçam até vinte e mil reais de recompensa para ter os dados de volta.

Como conseguir me prevenir deste tipo de acontecimento?

Se você não quer correr o risco de sofrer com o sequestro de dados em seu computador deve ficar atento em casos de:

  • Não abrir e-mails suspeitos

Jamais abra e-mails que sejam suspeitos em seu computador. Isso pode causar um grande vírus.

  • Não clicar em anúncios suspeitos

Nem pense em clicar em anúncios suspeitos, pois o risco é grande.

  • Jamais deixar o antivírus desatualizado

Sempre atualize o seu antivírus para evitar ter o computador invadido.

Sequestro de dados pelo celular, como evitar?

Também é possível sofrer com o sequestro de dados em seu celular. Por isso, leia a seguir e saiba mais como se prevenir:

  • Não entre em páginas suspeitas

Jamais clique em paginas que sejam suspeitas e muito cuidado com as sugestões de paginas, pois elas podem ser vírus.

  • Jamais baixe aplicativos sugeridos

Nunca baixe aplicativos sugeridos pelas redes sociais. O sequestro de dados dá ao bandido o acesso a todos os seus dados.

Gostou de saber um pouco mais sobre o sequestro de dados e como você pode conseguir prevenir esta realidade? Lembre-se de não clicar em dispositivos estranhos e nem em e-mails que chegam em sua caixa de Spam. Além disso, não se esqueça de estar sempre instalando o seu antivírus.

Em momentos como este, é preciso pensar que o sequestro de dados é suscetível de acontecer com todas as pessoas. Por isso, é preciso estar atento e jamais abrir mão de sua segurança online, sempre pensando que ninguém está verdadeiramente seguro.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.