Criando um site com WordPress

Há alguns anos o WordPress passou a marca de 27% de usuários, sendo a plataforma de mais de um quarto de todos os sites da internet, e se você quer fazer parte dessa estática criando um site com WordPress esse texto é para você.

O WordPress tem uma base de usuários leal e dezenas de desenvolvedores dedicados que trazem melhores recursos para o sistema todo o ano, e por isso continua crescendo no mundo digital.

Este artigo é para aqueles que são novos para o WordPress ou são usuários regulares que desejam aprender sobre a melhor maneira de executar um site com WordPress.

Aprenderemos a trabalhar com domínios, a instalar o WordPress, gerenciar conteúdo e usar ótimos plugins e temas para proteger o nosso site e tornar o seu conteúdo ainda mais acessível.

Como criar um site com WordPress do início

Passo 1: escolha a plataforma do seu site

Este é o primeiro passo para criar seu próprio site, mas antes de começar a se preocupar com esquemas de cores, nomes de domínio e hospedagem na web, você precisa decidir com qual plataforma você vai construir seu site.

  • O que quero dizer com “plataforma”?

Bem, a maioria dos sites foi construído usando HTML (código), CSS e até mesmo Flash. Estes levam muito tempo para aprender e foram difíceis de dominar.

É por isso que a maioria das pessoas ainda pensa que criar um site a partir do zero é difícil ou requer muita codificação e habilidades de design – mas isso não é mais verdade.

Em 2016, os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como o WordPress, criaram um site acessível a todos.

Para colocar simplesmente, um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou plataforma de construção de sites) é uma plataforma fácil de usar para criar sites e gerenciar seu próprio conteúdo online, em vez de usar um monte de páginas HTML soltas.

Passo 2: Encontre um Nome de Domínio e Host

Para obter um novo site, você vai precisar de duas coisas:

  • Um nome de domínio (um endereço da Web como onomedoseusite.com.br)

  • Hospedagem (um serviço que liga seu site à Internet)

A plataforma WordPress é grátis, mas um nome de domínio e hospedagem custará um valor aproximadamente pequeno por mês.

Possuir o seu próprio nome de domínio parece muito mais profissional do que ter seu site no domínio de outra pessoa e também é super acessível.

Além disso, ter sua própria hospedagem também certificará de que seu site carrega rapidamente e não vai cair por horas, o que é muito importante para todos que visitam suas páginas.

Você precisará escolher algum provedor que oferece domínio e hospedagem na web que atenda aos requisitos do WordPress, e assim quando você recebe um nome de domínio (e hospedagem), você também receberá uma (s) conta (s) de email pessoal, que é muito mais profissional do que um endereço genérico do Gmail ou do Yahoo.

Passo 3: Configurar e ajustar seu site

Depois de comprar seu nome de domínio e configurar sua hospedagem, você vai começar a criar o seu site com WordPress, e é hora de colocar seu site em funcionamento.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar o WordPress no seu domínio, e quase todas as empresas de hospedagem confiáveis ​​e bem-estabelecidas integraram a instalação de 1 clique para o WordPress, o que faz com que se torne fácil.

  • Faça login na sua conta de hospedagem;

  • Vá para o painel de controle;

  • Procure o ícone “WordPress” ou “Website”;

  • Escolha o domínio onde deseja instalar seu site;

  • Clique no botão “Instalar agora” e você terá acesso ao seu novo site WordPress;

Escolhendo um tema / modelo para seu site

Depois de instalar o WordPress com sucesso no seu domínio, você verá um site muito básico e limpo, mas você não quer se parecer com todos os outros, não é?

É por isso que você precisa de um tema – um modelo de design que informa o WordPress como seu site deve procurar. Aqui é onde você se diverte: existem milhares de temas incríveis, projetados profissionalmente, que você pode escolher e personalizar para um site que é todo seu.

Veja como encontrar um tema que você gosta:

  • Faça login no painel do WordPress;

  • Acesse temas Gratuitos;

  • Instale seu novo tema.

Com o seu tema instalado, você está pronto para começar a criar conteúdo, e a postar periodicamente para conseguir visitantes e percorrer um caminho de sucesso na internet.

É dessa maneira que você pode criar o seu site com WordPress e construir uma carreira ou aumentar a sua lucratividade de forma digital.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.