Criando sua loja virtual com Prestashop

A tecnologia está mudando drasticamente o mundo dos negócios, pois o comércio eletrônico oferece infinitas oportunidades para empresários com formas rápidas, fáceis e baratas de criar um negócio online, e por isso criar uma loja virtual com Prestashop pode ser a melhor opção.

O Prestashop é uma plataforma de comércio eletrônico de código aberto usado por milhares de organizações empresariais e empreendedores em todo o mundo.

Este é um tutorial passo a passo sobre a criação de uma loja virtual com Prestashop totalmente funcional e eficiente, onde você aprenderá como criar produtos e como alterar as imagens do controle deslizante e muito mais.

Se você quiser sua própria loja na web e você não sabe por onde começar, uma loja virtual com Prestashop pode ser o caminho certo a seguir.

Como criar a sua loja virtual com Prestashop

  • Primeiros passos

Antes de começar a criar uma loja online, você precisa estar ciente de que essas plataformas exigem um tempo de implementação, uma vez que é necessário baixar o software e instalar o sistema (servidor de aplicativos, banco de dados, etc.) e depois configurar a loja de acordo com suas necessidades .

Em primeiro lugar, como em qualquer instalação de software, você deve ter certeza de que seu computador possui os requisitos básicos.

Neste caso, as instruções indicam que precisamos ter instalado pelo menos o servidor web Apache Server 1.3, PHP 5.2 ou posterior (um código de idioma que será interpretado pelo servidor web e gerar a página da Web resultante) e o gerenciador de banco de dados MySQL em sua versão 5.0 ou posterior, que conterá todas as informações da e-commerce.

Você deve também baixar e instalar o XAMPP e, por outro lado, baixar o software Prestashop e extrair o arquivo baixado na pasta onde você instalou o XAMPP, dentro da pasta criada com o nome htdocs.

  • Criando o banco de dados

Para criar o banco de dados que conterá todas as informações da loja virtual com Prestashop, você deve abrir a URL http: // localhost / phpmyadmin, acessar a aba Bancos de dados e clicar em “Criar um banco de dados”.

Uma vez que o banco de dados é criado, você deve acessar http: // your_server / prestashop_folder / install (que em nosso caso é http: // localhost / prestashop / install /) do navegador.

Este passo o levará a um assistente de instalação do Prestashop, que o guiará através da configuração necessária para criar uma loja online.

Uma vez que estas etapas sejam concluídas, você precisará verificar se a informação está correta clicando no botão “Verificar o seu banco de dados agora”.

A próxima tela exibirá um assistente de instalação que aplicará as configurações já inseridas.

A última tela confirma se a instalação está completa e também indica o nome de usuário e a senha necessários para efetuar login na sua loja virtual com Prestashop.

Esses dados estão relacionados ao passo em que apresentamos as informações da loja. Por razões de segurança, você deve excluir as pastas Instalar e Documentos e também o arquivo readme

Também deve notar-se que, a partir desta última página que indica que a instalação foi concluída, você pode acessar a loja como Administração (back office) ou como um usuário que vai instalar a loja, via http: // localhost / prestashop /.

Depois de acessar a interface do usuário, você pode ver um protótipo da sua loja. O endereço para acessar a interface de administração é http: // localhost / prestashop / admin. É aconselhável não usar o Internet Explorer para acessar, pois a ferramenta pode não ser exibida corretamente

  • Painel de administração: configuração

Ao acessar a página de administração, a primeira coisa que você precisa fazer é autenticar sua identidade com o e-mail e a senha previamente escolhidos e uma vez dentro, você verá um painel com todas as informações disponíveis.

A barra horizontal mostra os links mais úteis, e na esquerda há um menu vertical com algumas tarefas populares. Claro, a loja neste ponto inclui produtos e estatísticas fictícios, adicionado para lhe dar uma idéia de como a sua loja virtual com Prestashop pode parecer e ajudá-lo a descobrir todas as suas possibilidades.

Uma vez instalado o sistema, o último passo será adicionar informações sobre o seu negócio e, pouco a pouco, configurar os módulos e introduzir o catálogo de produtos através da área de administração.

Comece indo para a opção Módulos no menu e defina o nome da loja, logotipo, informações de contato, localização, etc. No geral, a Prestashop oferece uma ampla gama de módulos com recursos personalizáveis, como métodos de pagamento, opções de entrega, etc.

Dessa maneira você acabou de criar a sua loja virtual com Prestashop e pode modificar o layout e as configurações do jeito que achar melhor para as suas necessidades.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.