Não sabe como fazer seu site? Faça com Joomla 

Criar um site pode ser divertido e fácil quando você está usando as ferramentas certas, e se o seu objetivo é construir um site básico e dar seus primeiros passos no Joomla, este tutorial é para você.

O Joomla é um dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) mais populares dos últimos anos e ele vem crescendo cada vez mais pelo fato de ter revolucionado o desenvolvimento da web.

Muitas marcas renomadas do mundo usam o Joomla para a construção de seus sites, incluindo Universidade de Harvard, MTV, Ministério da Defesa do Reino Unido, Aeroporto de Heathrow, Peugeot, Tribunal Superior da Austrália entre outras.

Dessa forma o Joomla vem se tornando cada vez mais poderoso e é por isso que esses e muitos outros sites famosos têm usado esta plataforma digital na escolha de seu site.

Aprender Joomla não é uma batalha árdua e uma vez que você conhece a interface de administração e os recursos principais (Componentes, Módulos, Plugins e Modelos), você se torna um usuário Joomla enraizado.

Começando a criar um site com o Joomla

Nós o ajudaremos a começar com o Joomla, onde a primeira coisa a fazer é instalá-lo em seu computador, e após a instalação bem-sucedida do programa, você pode começar a fazer seu site.

Para isso é recomendável ter um plano de hospedagem com um nome de domínio, como meusite.com.br. Acesse, http://www.dnslink.com.br 

Etapa 1. Instale o Joomla

Vamos instalar o Joomla, vá para o seu domínio / cpanel e faça o login. Esteja ciente de que nem todos os planos de hospedagem incluem o Cpanel, se esse for seu caso pergunte ao seu provedor de hospedagem ou tente o processo de instalação regular.

Volte para o CPanel, encontre o instalador automático para o Joomla; A localização desta opção pode depender do seu provedor de hospedagem e da versão do CPanel.

Preencha todas as informações necessárias, como banco de dados, configurações do site, detalhes do idioma e conta de administrador e preste especial atenção aos detalhes da conta do administrador, que consiste no nome de usuário e na senha para o login uma vez que o Joomla esteja instalado.

Quando terminar, clique no botão “Instalar” e aguarde uma mensagem bem-sucedida e se tudo estiver bem, você terá um site de trabalho do Joomla após um minuto.

Etapa 2. Crie o conteúdo

Vá para o seu domínio para ver um site vazio, que precisará ser alimentado com conteúdo, dessa maneira faça login para que isso aconteça a partir de do domínio do seu site.

Neste ponto você já sabe o conteúdo que deve ser adicionado. Vamos criar artigos que serão inseridos em páginas mais tarde.

Vá para Conteúdo> Administrador do artigo> Adicionar novo artigo. Opcional: você pode adicionar imagens e Links> Imagem de Introdução / Imagem completa do artigo

Clique no botão “Salvar e fechar” quando terminar. Repita o mesmo processo para cada artigo que você precisa.

Assim todos os artigos e textos que você criar, serão exibidos na página inicial clicando no ícone da estrela à medida que a próxima tela aparecer:

Passo 3. Criar o menu

Agora que você tem o conteúdo, precisamos itens de menu para se conectar a eles. Ir para Menus> Menu principal> Adicionar novo item de menu. Escolha o tipo de item de menu: Artigos> Artigo único

Clique no botão “Salvar e fechar” quando terminar. Repita o mesmo processo para cada item de menu que você precisa.

Esteja ciente de que a única exceção é a sua página inicial, você já possui um item de menu para essa página.

A última parte é visitar seu site público para ver o resultado final: os artigos são carregados à esquerda, o menu à direita.

Assim você pode adicionar tantos artigos quanto quiser para dimensionar seu site e você pode organizar esses conteúdos em um blog de categoria caso queira incluir uma “página de blog” em seu site.

Agora você já sabe como fazer o seu site com o Joomla, e existe uma grande comunidade se você precisar de ajuda ou aprender mais, assim você pode começar o seu site do zero e iniciar uma carreira digital de sucesso.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.