Criando um site com o Joomla

Hoje em dia é muito fácil construir um site para si mesmo e você nem precisa saber a programação, e assim nesse artigo você vai entender como criar um site com o Joomla que seja profissional.

Joomla é o segundo sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular, depois do WordPress e o software foi baixado mais de 50 milhões de vezes desde o primeiro lançamento em 2005.

Os principais sites, como a Harvard University ou The Alliance for Catholic Education University, são baseados no Joomla e não só as universidades dependem do poder deste ótimo CMS, mas também de sites de notícias e portais, como Linux.com, TheHill.com, MTV Greece e outros.

Então se você deseja criar um site com o Joomla e não sabe por onde começar, essa artigo será seu guia do começo ao fim para que você tenha o que é preciso para configurar um site excelente e profissional.

Como criar um site com o Joomla

  • Escolha o plano em nosso site

Na maioria das vezes, as pessoas acham difícil escolher um bom host e com tantos planos de hospedagem e empresas disponíveis no mercado, é muito difícil decidir qual o plano ou firma certo para ir com.

Com o Joomla, é ainda mais difícil encontrar um provedor de hospedagem web confiável, já que muitos provedores de hospedagem oferecem ferramentas que permitem que você instale o Joomla no seu site em alguns cliques.

Isso não significa que eles sejam um bom provedor de hospedagem do Joomla, já que como ele é um software pesado, ele precisa de um plano de hospedagem confiável, uma vez que a escolha de hospedagem errada levará ao desempenho lento do site.

  • Escolhendo o plano de hospedagem certo

Mesmo que Joomla use mais recursos do servidor, você não precisa ir direto para um VPS ou servidor dedicado, já que ele funcionará sem problemas em uma conta de hospedagem compartilhada, mas isso realmente depende do tipo de site que você está construindo.

Por exemplo, se você estiver criando um site para sua empresa, apresentando os serviços ou os produtos que ela oferece, e seu site recebe cerca de 200 visitantes únicos por dia, a hospedagem compartilhada é o caminho a seguir.

Se você está planejando executar um fórum, um site da comunidade ou um site de comércio eletrônico, que provavelmente será usado por muitos usuários ao mesmo tempo, você definitivamente deve optar por um servidor virtual.

Seja qual for o site com o Joomla que você está construindo, certifique-se de que a hospedagem que você escolherá vai apoiar o software, não só com ferramenta de instalação gratuita, mas também com algum tipo de tutoriais ou ajuda de suporte ao vivo.

  • Como instalar o Joomla?

Quando se trata de instalar o Joomla no seu site, você tem duas opções: A instalação manual e automática, e tudo que você precisa fazer é baixar o programa no seu computador.

A instalação automática, mais exata, é a instalação do Joomla usando uma ferramenta é simples e é necessária uma interação mínima do usuário.

Enquanto a instalação manual requer um pouco mais de esforço, porque os arquivos devem ser carregados manualmente para o servidor, o banco de dados deve ser criado pelo usuário e o processo de instalação demorará mais.

  • Configure seu site no Joomla

Agora o seu site com o Joomla está online e você pode ir e publicar artigos, fazer upload de imagens e configurar o contato, sobre e outras páginas.

Mas se você está planejando construir um site profissional fora do Joomla, você vai querer fazer mais ajustes nisso.

Para fazer o login do seu site com o Joomla, você terá que acessar a seguinte página: seusite.com.br/administrador, digite o usuário e a senha do administrador que configurou durante a instalação do Joomla e comece a configuração do seu site.

  • Criar categorias e publicar artigos

O próximo passo é criar a estrutura do site, adicionando as categorias necessárias e neste ponto, você não precisa carregar todo o seu conteúdo, mas alguns artigos são necessários para configurar menus e páginas.

Se você instalou dados de amostra, você pode usar estes para o momento; No entanto, não se esqueça de excluir todos os dados da amostra assim que você terminar.

Para criar categorias e artigos, vá para: Administrador / Conteúdo / Categorias.

  • Instalar Extensões Necessárias: Módulos, Plugins, Componentes

No diretório de extensões Joomla há mais de 7000 extensões listadas, alguns deles são comerciais, mas a maioria das extensões Joomla podem ser usadas gratuitamente.

Instale módulos, plugins e componentes no Administrador / Extensões / Gerenciamento.

  • Criar categorias de menu e itens de menu

Agora você pode criar a estrutura do menu e primeiro, adicione uma categoria de menu e adicione os itens e ao criar um novo item de menu, você pode escolher entre uma longa lista de tipos de menu.

Os menus podem ser vinculados diretamente a um único artigo, blog, categoria, etc, também pode ser vinculado a um formulário de contato com outras extensões. Faça isso no Administrador / Menus / Gerenciar.

Agora que você já sabe como criar um site com o Joomla desde o zero, comece hoje mesmo a criar conteúdo e atrair público para sua plataforma digital.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.