Hospedagem compartilhada de sites está no fim?

Hospedagem compartilhada de sites está no fim?

Criar um site e divulgar conteúdo não é difícil, a cada momento muitas ferramentas, tecnologias e serviços são desenvolvidos para tornar mais prático, com um custo bem acessível para este processo.

Porém, além de criar um site, será preciso investir em um domínio e hospedagem para mantê-lo ativo na rede, este serviço garantirá os melhores resultados para o seu projeto.

O serviço para armazenamento e disponibilização de sites na internet é considerado a hospedagem de um site, com ela você garante que seu site fique online 24 horas por dia para o mundo todo.

Os planos de hospedagem compartilhada permitem a utilização de algumas ferramentas, como e-mail personalizado de acordo com seu domínio, banco de dados, construtores e site, estáticas através de dados de acesso, e muitos outros.

Entenda agora o que é e como adquirir uma hospedagem compartilhada para seu site.

Hospedagem compartilhada

O nome já diz tudo, este tipo de hospedagem é através de um servidor físico compartilhado com mais usuários. Sendo assim, o seu site ficará no mesmo local, compartilhando o mesmo IP, memória, recursos, e outras coisas com muitos outros sites, sem seleção de qualificação, ou seja, você poderá estar no mesmo local que um site com má reputação.

Apesar disso, este é o modelo de hospedagem ainda mais utilizado entre os endereços encontrados na web, como pessoas iniciando no mercado digital, pois é uma opção simples, baixo custo e não necessita de experiência técnica para administrar.

Recursos que uma hospedagem compartilhada oferece

Veja os principais recursos encontrados em uma hospedagem compartilhada.

  • Domínio e site: Você poderá hospedar certa quantidade de sites, também conhecidas como quantidade de domínios. Sendo assim, na hora de escolher um plano, certifiquem-se de saber quantos domínios podem ser hospedados e quanto você precisa.

  • Espaço: Este é o recurso de espaço para os seus sites. Na maioria das vezes inclui os códigos, arquivos, textos, banco de dados e email.

  • Transferência e tráfego: Este recurso definira a quantidade de visitantes que você poderá receber ao mesmo tempo em seu site.

  • Email: Uma hospedagem compartilhada também irá proporcionar e-mail personalizados com o seu domínio.

  • Sistema operacional: Muito importante analisar na hora de contratar. Na maioria das vezes a escolha é entre o Windows ou Linux.

  • Suporte técnico: Não é bem um recurso, porém faz toda a diferença, pois quando você precisar de ajuda é o suporte que irá salvar sua pele.

É a melhor opção para quem?

Este modelo de hospedagem é indicado para pessoas com sites de pequeno porte, iniciantes no mercado digital com tráfego baixo, pequenas empresas, porém as grandes também podem, basta verificar com um profissional que tipo de projeto será feito e qual o objetivo buscado, garantindo o melhor desempenho.

Vantagens da hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada oferece muitos benefícios para os usuários, veja!

  • Valores acessíveis: Os planos para este tipo de hospedagem são bem mais em conta em relação a outros modelos, por motivos óbvios, já que você compartilha o mesmo espaço e utilidades com outros usuários, você também irá compartilhar o custo.

  • Facilidade para utilizar: Este modelo não exigirá o entendimento sobre hospedagens e administração de servidores, pois tudo isso é feito pela empresa contratada de forma padrão para todos os usuários que compartilham.

  • Não há necessidade de manutenção: O provedor da sua hospedagem irá fornecer a manutenção de todos os programas instalados e atualizados, sendo assim, não será necessário preocupar-se com manutenções de servidor.

  • Qualidade do serviço entregue: Em relação a custo benefício é muito vantajoso adquirir este tipo de hospedagem, pois o usuário irá pagar apenas por aquilo que estiver utilizando, sendo possível efetuar atualizações sempre que forem necessários novos serviços.

  • Serviço seguro: As hospedagens compartilhadas recebem reforços de seguranças e de backups para apoiar o desenvolvimento do seu projeto, diminuindo e eliminando possíveis ameaças em seus sites.

  • Ferramentas prontas: Estas empresas de hospedagens compartilhadas oferecem muitas ferramentas e utilidades prontas para uso, como recursos, construtor de sites e ferramentas desde o nível iniciante.

  • Uptime: Uptime é o tempo que o site ficará no ar. As melhores empresas em relação a hospedagens compartilhadas oferecem cerca de 99% de tempo no ar.

  • Escalabilidade: Este recurso é a capacidade de seu site ficar no ar quando recebe muito tráfego ao mesmo tempo, ou seja, as empresas que oferecerem a melhor escalabilidade garantirão que seu site não ficará caindo quando receber muito público.

Desvantagens ao escolher hospedagens compartilhadas

Mesmo vendo muitos benefícios, existem algumas desvantagens neste modelo, sendo necessária uma avaliação para verificar se realmente é a melhor opção para seu site.

  • Disputa de recursos: Conforme o seu site e o servidor vão ganhando mais acessos, a hospedagem compartilha irá apresentar problemas, pois ela divide os recursos e ambiente do servidor com os demais usuários e empresas.

  • Servidores sobrecarregados: Com o compartilhamento de serviços com as demais empresas do ambiente, poderão ocorrer sobrecargas no servidor, tirando os sites do ar por períodos curtos de tempo.

  • Limite de tráfego: Quando você recebe muitos acessos, sei site começará a ficar instável, para evitar isso, o sistema irá limitar seus acessos, imagine se aquele usuário que não consegue acessar, fosse um cliente em potencial que iria comprar algo, você perderia a venda por estar com uma hospedagem compartilhada.

  • Recursos limitados: A hospedagem compartilhada possui bem menos recursos de que outros modelos de hospedagem.

  • Atendimento: Os atendimentos em hospedagens compartilhadas são muito básicos, com diversos recursos faltantes comparados a outros modelos.

Quais outras opções disponíveis?

Existem outras opções para quem acredita que estas desvantagens do modelo compartilhado irão atrapalhar o seu projeto, veja!

  • Cloud Server: Seu ficará em um servidor específico, podendo utilizar recursos de outros muitos servidores, permitindo que você faça uma expansão ilimitada para um grande número de tráfego.

  • Servidor dedicado: Ao contrário do modelo compartilhado, o modelo dedicado será especifico para o seu site, apenas você estará no servidor.

A hospedagem compartilhada ainda é bem vista por muito empreendedores, pois ela proporciona juntamente com o desenvolvimento tecnológico a oportunidade de muitos negócios digitais para qualquer pessoa.

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.