Monitoramento de rede

Um processo para a validação e verificação de todas as aplicações e dispositivos ligados à rede da empresa.

Para fazer isto é essencial que um monitoramento de rede seja realizado, com alertas, relatórios e informações para o usuário responsável em controlar o desempenho de rede empresarial.

Com os resultados deste monitoramento é possível prevenir os erros, falhas técnicas e manter os sistemas funcionando sem prejuízos ao trabalho e rotinas.

O monitoramento de rede poderá ser dividido em duas etapas:

  • Reativo: Quando os problemas são identificados no sistema e as soluções são buscadas o mais rápido possível para a normalização.

  • Proativo: É feita a observação através do monitoramento para encontrar futuros problemas e realizar manutenções preventivas, antecipando os possíveis problemas.

Alguns sinais na rede são facilmente identificados, porém podem causar grandes prejuízos, como lentidões de sistemas e internet, redução de desempenho, sistemas e processos e dificuldades para acessas pastas e dispositivos,

Porque fazer monitoramento de rede?

Redes empresariais estão sempre em constantes evoluções e recebendo um volume muito maior de informações a cada momento. Sendo assim, quando se planeja um monitoramento de redes e dispositivos para empresas, é preciso ficar atento a muitos detalhes que podem acarretar em prejuízos ou quando bem feito, irá trazer uma maior produtividade e lucros para a organização.

O administrador conseguirá acompanhar todo este crescimento de acordo com o desempenho e através disso será possível verificar os erros e onde deverá focar seus esforços para conseguir que este crescimento flua naturalmente com o desempenho da empresa, sem interferir e atrapalhar o resultado de tarefas e rotinas específicas.

Principais itens monitorados

  • Equipamentos de hardware.

  • Programas e aplicativos.

  • Equipamentos de rede.

  • Serviços.

  • Segurança da informação.

Vantagens em ter um monitoramento de rede

Economia

Como cada vez mais está aumentando o número de informações circulando na rede de cada empresa, o monitoramento automático consegue diminuir as chances de uma falha humana.

Todas as diversas atualizações que surgem e as novas soluções aumentam a automatização de muitos processos, proporcionando uma economia de recursos e tempo para a empresa.

Sistema sempre livre

Atualmente as empresas dependem muito do setor de TI para sua existência, praticamente todos os processos são conectados e online. Conseguimos notar isto quando a internet não funciona, ou quando o telefone fica sem sinal.

Quando não existe um monitoramento de rede, muitas falhas podem ocorrer, sempre acarretando prejuízo para as empresas.

Investindo neste processo, a empresa também evita que ocorram falhas inesperadas, reduzindo a produtividade dos funcionários e atraso de tarefas.

Detecção de problemas

O monitoramento de rede proporciona a detecção de problemas antecipadamente em servidores, equipamentos, infraestrutura de rede e banco de dados da empresa.

Sendo assim, é possível sempre tomar as medidas necessárias para evitar estes problemas e riscos.

As ferramentas de gerenciamento de monitoramento garantem a constância do trabalho e um índice muito pequeno de falhas e erros.

Atualizações

Como os processos se tornam cada vez mais otimizados, cada sistema operacional e aplicação da empresa é atualizada com uma frequência mais, se tornando cada vez mais automatizada e evitando os bugs e falhas.

Melhora da produtividade

Sistemas lentos prejudicam demais a produtividade dos funcionários, levando dificuldades para abrir sistemas, pastas de trabalho e arquivos, impactando diretamente na entrega de prazos e na produtividade.

O psicológico do trabalhador também é muito afetado, pois o estresse gerado devido a estes atrasos podem causar outros prejuízos também para a organização.

O monitoramento da rede irá garantir que estes problemas não ocorram mais, pois será possível prevê-los e encontrar uma solução para os problemas antes mesmo de acontecer.

Segurança

Monitorar redes e aplicações irá garantir um aumento considerável no nível de segurança de seus dados, pois assim será possível encontrar possíveis intrusos na rede e prevenir ações para evitar este tipo de risco.

Ao garantir a segurança você consegue trabalhar estrategicamente na empresa, pois evitarão prejuízos e o vazamento de informações importantes, já o invasor será identificado assim que se conecta a rede, pois apenas pessoas autorizadas podem fazer isso.

Facilidade para resolver problemas

Problemas na rede afetarão o desempenho da empresa, alguns problemas muito sérios podem trazer prejuízos grandiosos, imagine ficar um dia ou uma semana sem internet, dependendo do seu negócio, poderá perder muito dinheiro.

A manutenção preventiva proporcionada pelo monitoramento, garante que a empresa nunca pare, sendo assim, o responsável pela rede poderá resolver facilmente os problemas, antes mesmo que eles afetem o desemprenho da organização.

Pensando nisso é muito importante ter uma infraestrutura de rede planejada com monitoramentos, garantindo que o negócio consiga ter ações preventivas e avaliações em tempo real sobre o estado de cada equipamento, dispositivo e aplicação.

Padrões identificados

Conforme vai passando o tempo, as redes empresariais começam a demonstrar pequenas falhas, que se não forem resolvidas, transformam-se em grandes problemas. O monitoramento ajuda a identificar estas pequenas falhas, possibilitando acabar com os problemas enquanto eles ainda são pequenos e não causam danos para a organização.

Com o monitoramento será possível encontrar os padrões de falhas, e montar estratégias para melhorias de desempenho da rede empresarial.

Manutenções

Fazendo o monitoramento da rede empresarial, será possível realizar as manutenções programadas, podendo ser realizadas fora do horário de trabalho, evitando que os colaboradores fiquem minutos ou horas sem o sistema.

Este é mais um ponto que o monitoramento também irá ajudar na produtividade, pois a manutenção preventiva irá garantir o funcionamento perfeito da rede.

Problema em não ter um monitoramento de rede de qualidade e bem planejado

A ausência deste processo pode trazer muitas consequências negativas, incluindo prejuízos financeiros. Veja os principais riscos para sua empresa.

  • Lentidão para encontrar problemas.

  • Perda de informações importantes.

  • Quedas seguidas de rede;

  • Gatos com manutenções corretiva dos servidores de rede.

  • Prováveis paradas nos postos de trabalhos dos funcionários, gerando prejuízos financeiros para a empresa devido a perda de produtividade.

  • Riscos de invasões e perda de dados importantes.

Como podemos ver, o monitoramento de rede e aplicações é algo muito importante para as organizações, pois manter os sistemas seguros, longe de riscos, invasores e de problemas técnicos irá garantir que a empresa não tenha prejuízos relacionados à sua rede e dispositivos.

Veja o artigo sobre o programa de monitoramento “Zabbix”

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.